Estruturação e desafios do Processo Seletivo a distância

A Farmácia Jr. enfrentou nos últimos 3 meses um desafio de reestruturação e adaptação do Processo Seletivo e Trainee que antes era realizado presencialmente e que foi alterado para o meio remoto,  por conta das consequenciais vindas do isolamento social proveniente da pandemia do Covid-19. O que antes era feito na sala da empresa e em salas da Faculdade de Farmácia, passaram a ser realizados em salas virtuais do Google Meet com cada membro da empresa e participante do processo em suas respectivas casas.

Dias melhores virão. Chamam-se sábados, domingos e feriados.(1)

A reestruturação tanto do Processo Seletivo (PS) e Trainee (PT) foram realizadas pelo departamento de Aprendizado e Relacionamento com apoio de uma equipe consultiva da própria empresa, além de avaliações e sugestões vindas dos demais membros da Farmácia Jr. A falta de tempo para a adaptação desse processo foi um dos fatores de maior dificuldade, tendo em vista que muito havia sido alterado em um pequeno prazo, e a analise de possíveis fatores que poderiam impedir um bom funcionamento do processo ocorreriam praticamente no mesmo momento que estariam ocorrendo o PS e PT.

A primeira etapa desse processo foi adaptar as formas de entrevistas e dinâmicas individuais e em grupo que ocorriam presencialmente, mas que tiveram que ser feitas pela internet. A abordagem com os participantes nesse primeiro momento foi conversar sobre essas mudanças, tendo em vista que muitas inscrições haviam sido feitas ainda quando o cenário não era de isolamento social, e portanto entender a realidade dos participantes era crucial para o andamento desse processo.

Após essa realocação e conversa com os participantes, as entrevistas e dinâmicas foram marcadas e realizadas nas terceira e quarta semanas de Abril, e sendo assim já no início do mês de Maio, o PT pode começar com treinamentos para os participantes tanto da empresa como de outras pessoas e empresas do MEJ, assim como o Lucas Fonte, presidente do Conselho do Núcleo Central que abordou a história e funcionamento do MEJ, nos âmbitos gerais e também voltados à realidade mineira. Além disso, a Kinase Consultoria, empresa júnior de farmácia da UEL, trouxe a pauta de Feedbacks como treinamento para membros e trainees da Farmácia Jr.

Ao fim dos treinamentos de cada departamento e da entrega das atividades realizadas pelos trainees, uma ultima avaliação foi dada no dia 06 de junho, que procurou avaliar o que foi absorvido dos treinamentos e atividades que ocorreram durante todo o mês de maio. Enfim, estão ocorrendo as ultimas avaliações dos participantes que continuaram em uma segunda etapa do PT e em pouco tempo, a empresa terá novos membros efetivados em todos os departamentos da Farmácia Jr, apesar desses desafios que a pandemia trouxe a esse nosso processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s